Começar uma atividade nem sempre é uma tarefa fácil, mas fica mais simples quando bem planejada. Precisamos inserir os poucos a leitura no nosso cotidiano até que o nosso corpo o identifique como um hábito. Com muita consistência e insistência aos poucos o nosso cérebro vai sentindo a necessidade da atividade, tornando-o mais fácil e natural o processo de leitura. Mas como adquirir esse hábito? Aqui vão algumas dicas para você colocar em prática e ingressar nessa jornada de leitura.

Gêneros Literários
Escolha um gênero que lhe agrade, assim como o cinema, os livros também são classificados por gêneros (Narrativo, lírico e dramático) podem ser de ficção, bibliografias, auto-ajuda, drama, romance, negócios… O importante é escolher um gênero que lhe agrade para deixar mais relaxante esse momento. 

Comece devagar
Estabeleça um tempo, uma meta diária de leitura… Pode ser 15 minutos, um número X de páginas, teste e veja o quão você se adapta. Eu, particularmente, separo uma meta de 20 páginas ao dia e acabo sempre lendo um pouco a mais pela curiosidade.

Relaxe 
O hábito de leitura precisa ser construído aos poucos, não se pressione tanto para ler mais de um livro por mês, sugiro que você separe 5 títulos que queira ler no semestre e comece. O importante é começar e ter constância. 

Procure Resenhas
Procurar um livro que lhe interesse não é uma tarefa fácil, você pode se decepcionar no meio do caminho, mas não desista. Antes de comprar o livro, leia resenhas sobre ele, sempre existirá algum leitor interessado em contar como foi a sua experiência com aquele título.

Peça livros emprestado
Comprar um livro que você não conhece acaba dando um medo, não é? Afinal são muitas dúvidas de título, gênero… quantidade de páginas, e isso causa uma insegurança na hora da compra. A nossa dica é: Peça emprestado! Chame aquele amigo que tem uma biblioteca em casa de tantos livros que lê, peça dicas de títulos. Uma outra opção são os SEBOS. Os Sebos são livrarias de livros usados, em bom estado com valores mais acessíveis do que o livro novo. É uma ótima opção para quem está iniciando o hábito de leitura.

Bora colocar em prática todas essas dicas e adquirir o hábito de leitura? Comenta aqui para nós sabermos o que você achou!