O sistema de franquias, ou franchising como é conhecido, no Brasil tem mais de 60 anos, e conta com cerca de 3 mil empresas franqueadoras e, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) , mais de 150 mil unidades franqueadas em todo o Brasil.

Dados da ABF destacam um crescimento, só em 2018, de 5,2% no número de unidades franqueadas comercializadas no país. Fato que demonstra a segurança e a rentabilidade do modelo.
Na prática, uma empresa (franqueadora) cede, mediante pagamento de uma taxa e remuneração mensal (royalties), a um terceiro (franqueado), o direito de uso da marca, produtos e ou serviços prestados pela franqueadora por um determinado período de tempo. O franqueado, durante a vigência do contrato estabelecido entre as partes, é dono da marca em uma região específica.
Como toda área, o sistema de franquias possui um vocabulário próprio, que assim como a Lei de Franquia e a COF (Circular de Oferta de Franquia) são essenciais ao candidato a franqueado estar familiarizado.
Já o franchising é o modelo de negócio, isto é: a estratégia de distribuição e comercialização de produtos ou serviços em franquias.

Além deles outros termos são importantes nesse cenário, entenda:

  • Franqueadora ou franqueador:  É a empresa – pessoa jurídica – dona dos direitos da marca que cede ao franqueado o direito do uso da sua marca por meio de um contrato de franquia.
  • Franqueado: É o empreendedor dono de uma franquia ou uma rede de franquias.
  • Taxa de Franquia: Valor pago pelo franqueado à franqueadora para usar por um período, determinado em contrato, uma marca, produto ou serviço franqueado.
  • Royalties: Remuneração periódica paga ao franqueador pelo uso da marca durante a vigência do contrato. Os royalties são cobrados com base no faturamento bruto da unidade.
  • Fundo publicitário ou de marketing: Fundo de reserva que o empreendedor franqueado deve dispor para investir em marketing e publicidade para o lançamento e manutenção comercial da marca na localidade definida, para ser investido em ações de marketing para toda a rede.
  • Comitê de franqueados: É um grupo constituído por um time de franqueados geralmente participantes do fundo de marketing ou eleitos pela rede e por membros da franqueadora, e este conselho tem caráter consultivo.

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