Não existe fórmula secreta para ser um empreendedor de sucesso. Tudo depende de como e onde você quer investir e ter um bom planejamento para iniciar seu projeto empreendedor. No ano de 2019, a GEM apontou que o Brasil atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerando assim a nossa maior marca até hoje e sendo destaque como o segundo melhor patamar total de empreendedores (38,7% da população adulta, entre 18 e 64 anos) desde 2002, primeiro ano da variável.

Dados do Portal do Empreendedor de 2020 mostram que no mês de março, coincidindo com o início das restrições impostas pela crise sanitária e seus desdobramentos na economia, o Brasil contava com 9.818.993 MEI’s registrados. Em dezembro de 2020, as estatísticas apontam 11.316.853 de MEI’s registrados, num crescimento de 13,23%. E, mesmo com o momento de instabilidades que frequentemente incide no cenário econômico brasileiro, para empreender é preciso saber que adversidades sempre vão existir, entretanto, o foco deve ser em um planejamento para contornar os problemas e ter um negócio sólido, duradouro, inovador e lucrativo.

O conhecimento é fundamental para eliminar obstáculos e superar os desafios, adotando boas práticas que podem ser decisivas para que seu negócio tenha sucesso. Aqui vão algumas dicas para você que quer empreender:

  1. Estude bem sua ideia e monte um plano de negócios.
  2. Pesquise sobre as necessidades do mercado, os pontos fortes e fracos, e analise seus concorrentes.
  3. Promova diferenciais que despertem a atenção dos seus possíveis clientes.
  4. Tenha uma boa gestão financeira, organize sempre os seus gastos, receitas e lucros.
  5. Defina seu capital e considere todos os custos envolvidos no início das suas atividades, mesmo que sejam gastos pequenos.

Estar bem informado e estabelecer um planejamento eficiente é indispensável para começar da melhor forma possível e contribuir para o sucesso do seu negócio.